PUBLICIDADE


Notícias Visto 1.802 vezes

Mais uma enchente na região no Vale Rio Uruguai. Famílias de Iraí estão abandonando suas casas

Os fatos ocorridos em junho do ano passado, quando muitas famílias tiveram que abandonar as casas, se repete nesta quarta-feira,15. As fortes chuvas e a necessidade de abertura das comportas da Usina Foz do Chapecó, fazem elevar o nível do rio Uruguai. A água sai do leito e invade cidades e regiões ribeirinhas. Em Iraí dezenas de famílias deixaram suas casas – na parte baixa da cidade – ainda no final da tarde desta terça-feira. Os pertences foram colocados no CTG Minuano. Os moradores se abrigaram em casas de parentes e amigos. Família também são atingidas em Caiçara, Vicente Dutra e Barra do Guarita, no lado do Rio Grande do Sul, além de ocorrerem idênticos problemas no lado de Santa Catarina.

Destaca-se que a administração da usina Foz do Chapecó, localizada entre os municípios de Alpestre e Águas de Chapecó (SC), está orientando as prefeituras e defesas civis da região do Vale do Uruguai acerca de uma possível enchente com proporção semelhante à registrada em junho de 2014. A assessoria de imprensa da empresa confirmou que o alerta está sendo feito devido ao aumento da vazão nas comportas do vertedouro.

Em números atualizados às 16h, a vazão estava no total de 20 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). Na parte da manhã, a medição indicava nove mil metros cúbicos por segundo.

Em 2014, a vazão máxima chegou a 28 mil metros cúbicos por segundo. Em Itapiranga (SC), a Defesa Civil emitiu alerta para que “a população ribeirinha antecipe a retirada de seus bens ainda durante o dia para que não sejam surpreendidos durante a noite”. O nível do rio Uruguai chegou a 6,80 metros acima do nível normal às 16h. A elevação média do nível de água na tarde de ontem,14, era de 40 cm por hora. As Prefeituras e Defesa Civil estão mobilizadas. Tanto em Iraí, Frederico Westphalen e demais municípios da região contabilizam muitas perdas em função das constantes chuvas registradas nos últimos dias. A chuva diminui e a tendência é que tenhamos sol, novamente, nos próximos dias.

Fonte: In Foco RS

RS Norte


Veja também:

ASSINE SPEEDRS


PUBLICIDADES