PUBLICIDADE


Divulgação do resultado do Enem é antecipada para o dia 18 de janeiro… Saiba mais…

A divulgação do resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 serão disponibilizados com um dia de antecedência, em 18 de janeiro, de acordo com informações divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os resultados individuais poderão ser consultados na Página do Participante. Será necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição do estudante. A mesma senha dará acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, segundo o Ministério da Educação.

Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência. Como em outras edições, e conforme previsto em edital, os resultados dos treineiros serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. Os espelhos de correção das redações do Enem também serão divulgados após 60 dias. O acesso ao espelho de correção é uma forma do participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

As provas

O Enem 2017 inaugurou uma série de mudanças, entre elas, a aplicação das provas em dois domingos. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil. No segundo domingo, os candidatos responderam às perguntas de matemática e ciências da natureza.

No total, nos dois dias cerca de 4,5 milhões de alunos fizeram as provas. O índice de abstenção do exame, de 32%, ficou um pouco acima da média. No ano passado, também foi a primeira vez que o Enem deixou de ser utilizado como certificação do ensino médio.

Segundo o Ministério da Educação, o Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o Gao Kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Fies

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro será possível fazer as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do primeiro semestre de 2018 pelo site do programa.

Neste ano, algumas regras mudaram. As novas normas do financiamento foram publicadas no Diário Oficial da União. As universidades que quiserem participar do processo seletivo precisam assinar um termo de participação até o dia 19 de janeiro.

Os alunos só poderão disputar as vagas caso tenham participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Outra possibilidade é que o estudante possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; ou até cinco salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

Fonte/ Jornal O Sul


Veja também:

ASSINE SPEEDRS


PUBLICIDADES