PUBLICIDADE


Notícias Visto 359 vezes

Barragem de rejeitos se rompe e deixa vítimas soterradas em MG

Há registros de mortes e desaparecidos/Foto: Globo/Record

Uma barragem de rejeitos se rompeu na tarde desta quinta-feira, 5, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Moradores da região disseram que pessoas estão soterradas. De acordo com o site “G1”, entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase). Prefeitura e empresa responsável pela barragem, no entanto, não falam ainda em número de vítimas.

As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal estão no local neste momento para avaliação dos danos.

De acordo com nota oficial divulgada pela prefeitura de Mariana, o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, ocorreu por volta das 16h20 desta quinta-feira, atingindo parte do distrito de Bento Rodrigues, zona rural há 23 quilômetros de Mariana. A nota acrescenta que a empresa Samarco, em contato com a prefeitura, está pedindo aos moradores de Bento Rodrigues que evacuem a comunidade local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

Já a Samarco Mineração, em nota publicada em seu site às 18h04, confirmou o rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, nos municípios de Ouro Preto e Mariana e reforçou que está “mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente”. Além disso, a empresa disse que, neste momento, não é possível confirmar as causas e extensão do ocorrido, assim como a existência de vítimas.

O Globo


Veja também:

ASSINE SPEEDRS


PUBLICIDADES